Seu Walter e Maria Helena
- Carolina Barros e Jhonathan Oliveira
- 3 de jun. de 2021
- 3 min de leitura
Donos da Ronny's Pizzas, a mais tradicional pizzaria do Jabaquara

Na rua Matuim, de domingo a domingo encontra-se o senhor Walter Luiz de Bastos, de 84 anos, ou como também é conhecido, o Seu Rony. Famoso pelo carisma e bom humor, Walter é o dono da pizzaria mais tradicional do bairro Jardim Oriental no Jabaquara (SP), a Ronny`s Pizzas, fundada a mais de 30 anos.
O comércio nem sempre foi seu. Sua história começa no bairro Paraíso em 1936, onde nasceu e viveu na cidade paulistana. Aos 13 anos de idade se mudou do maior polo comercial e econômico do Brasil, para as praias cariocas no Rio de Janeiro; aos 14 começou a trabalhar na Antártica e aos 18 serviu ao exército atuando como paraquedista militar.
Sua carreira profissional começa na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), onde se formou em contabilidade e administração. Atuo como diretor de vendas da empresa Siemens, no setor de medicina e na empresa Colúmbia. Investiu em restaurantes antes de chegar na Ronny´s
Ao seu lado, permanece dia após dia, a sua esposa, a dona Maria Helena, que como dito pelo próprio senhor Walter, é o seu anjo. Os dois se conheceram aos 20, casaram-se, tiveram 5 filhos, 6 netos e 5 bisnetos, nessa trajetória de mais de 60 anos. Permanecem apaixonados e fazem questão de demonstrar e passar essa energia quando estão juntos na pizzaria.
O local, além de ter um cardápio diversificado, conta também com memórias que refletem na idade da pizzaria. Fundada originalmente por um Ronaldo, a Ronny`s passou por duas mãos antes de chegar na administração de Walter e Dona Maria Helena. Resolveram manter o nome que hoje é tradicional para a população do bairro.
Seus clientes são marcados pelas gerações. Pais que levavam os filhos, e hoje os filhos crescidos levam suas crias para ver o processo de como é fazer uma pizza. Entre as várias histórias, as ações sociais rodeiam o estabelecimento. O casal de idosos entrega o alimento produzido para moradores de rua que passam necessidade, e criando uma rede solidaria para a comunidade do bairro.
Seu Walter permanece mesmo após os 30 anos trabalhando na sua cachaça, como o próprio denomina a pizzaria, sendo um refúgio para a sua mente de sua mulher. Vivenciou na frente do estabelecimento situações nas quais podem ser consideradas trágicas e cômicas.
Ele sempre teve o hábito de oferecer ajuda e socorro para as pessoas que estavam ao redor da pizzaria. Sempre que podia oferecia uma carona para o hospital ou auxílio da maneira possível. Chegou a levar uma mulher que estava dando a luz na frente da Ronny´s para o hospital. A moça ao ter alta foi até o seu Walter para apresentar o bebê, bem no momento os dois foram assaltados.
As histórias são muitas, e o casal mantém sua marca registrada, oferecem pirulitos para todos os seus mini clientes, as crianças. Outro costume e fato marcante em que Walter conta com nostalgia, é que além de seu amor, carinho e cuidado com os pequenos, gostava de proporcionar um momento divertido e de distração as crianças que costumavam acompanhar os pais. Entregava uma massinha fresca de pizza para que os garotos conseguissem brincar.
O proprietário diz gostar de criar vínculos com seus clientes e tratá-los bem, por isso sempre sabe o nome de cada um e os associa com a voz, sempre os reconhecendo, mesmo que de maneira remota, não somente ele como sua esposa, que é sempre elogiada pelo bom atendimento que dá aos clientes, esbanjando simpatia e gentileza.
Comments